Vou prestar vestibular, e agora?





Esse fim de semana muita gente fez o Enem. Eu fui uma delas. E o que eu reparei foi muita gente despreparada e já preocupada com as próximas provas e vestibulares. Foi por isso resolvi vir aqui falar sobre como estudar, organizar os estudos e etc. Eu sei que isso foge um pouco do tema do blog, mas vale falar sobre o assunto. Mas Jéssica, o Enem já passou, quem vai fazer vestibular esse ano já fez.. vai falar disso agora? Vou sim. Vou porque muita gente vai prestar vestibular/Enem pra cursar faculdade lá em 2018.. e se quiser se sair bem, tem começar agora! Então vem comigo:




1. Planejamento:



Olha, não dá pra prever as datas exatas das provas. Mas tem como ter uma ideia. Por exemplo, se você quer ingressar numa faculdade nos primeiros meses do ano letivo (logo no primeiro período), as provas vão ocorrer alguns meses antes. Ou seja, no fim do período (ou ano letivo) anterior. Resumindo: se vai prestar pra começar no primeiro semestre, provas entre outubro e dezembro de 2017. Se vai prestar para o segundo semestre, provas entre abril e junho de 2018. Lembrando que isso só pra vestibular, Enem é sempre nos últimos meses do ano. De qualquer forma, você pode ter cerca de 1 ano, no mínimo, pra se preparar.

2. O que estudar?



Essa é uma duvida muito comum, afinal, essas provas são sempre imprevisíveis. Mas calma, tem como se prevenir. Pra começar, leia sempre o edital que vai estar disponível na aba de inscrição. Lá sempre tem mais detalhes da prova. Se você for prestar vestibular, atente para o curso escolhido e se vai ter alguma questão discursiva, e de qual matéria. Pra facilitar, eu separei aqui uns links que contém todo conteúdo pra vocês saberem exatamente o que estudar dentro de cada disciplina! Confere aí:

Foco no Enem: Traz um mega resumo sobre o que estudar em cada disciplina. Pra mim, foi um dos melhores. Através dele eu soube exatamente o que rever. É o meu favorito :)

InfoEnem: Esse site mostra de forma mais detalhada, possíveis conteúdos que serão exigidos no Enem e podem muito bem cair em qualquer prova similar.

10emTudo: É o mais completo, porque traz também algumas aulas sobre as possíveis matérias.

3. Quando estudar:



Ok, já vimos como deduzir as datas das provas, o que temos que estudar... Mas quando? Em que ordem? Vai dar tempo? Relaxa que a gente vai resolver isso também. Esses sites que eu listei aí em cima já trazem as matérias numa ordem pra você ter base pra estudar a próxima. Mas eu vou colocar aqui links com cronogramas pra vocês:

Geekie Games: Eu sou apaixonada por esse site e pelo app deles! Prático e muito funcional! Ele serve para as outras coisas que falamos aí em cima. Ele traz uma interface completamente dinâmica. Contém vídeo-aulas e diversos simulados e exercícios que avaliam seu desempenho. Tem a versão paga, que não é assim tão cara (vale a pena investir) mas também conta com uma versão gratuita que é bem completa.


Descomplica: No site e no canal deles no YouTube, você encontra um acervo muito completo de todas as disciplinas. Professores excelentes e uma dinâmica diferenciada, oferece toda uma estrutura para o vestibulando!

OBS.: A maioria desses sites tem como tema o Enem, mas também oferecem ajuda especializada para vestibular, mas pra ser sincera, os métodos são os mesmos. Por isso não me preocupei em colocá-los misturados. Se quiserem, nos próprios sites tem abas específicas.


E é isso aí gente! Espero muito ter ajudado quem vai passar por alguma prova assim no próximo ano! Até mais :)





Nenhum comentário:

Postar um comentário